Apesar de todas buscarem a cura para transtornos mentais, cada uma das três áreas tem suas peculiaridades e métodos de atuação diferentes, além de formações distintas. Veja a seguir:
O Psicanalista ajuda o paciente ampliar o seu autoconhecimento, compreender suas angústias, pensamentos e ações e, assim, trabalhar seus processos mentais com foco no presente e futuro de sua vida. Neste modo, o Psicanalista trabalha com as emoções e sentimentos do indivíduo, auxiliando-o a evoluir seu inconsciente, encontrando respostas para superar suas dores e questões internas. É trabalho do Psicanalista adentrar o plano inconsciente do paciente e trazer sonhos, lembranças e símbolos, com uso de técnicas. Todo esse processo é benéfico ao paciente, que compreende melhor a si mesmo e, com o tempo, se torna apto a superar traumas, dores, medos e outros tipos de transtornos.
O Psicólogo é um profissional graduado em psicologia, que é uma ciência responsável por estudar o comportamento, as emoções e o intelecto humano por meio de diversas teorias e correntes de pesquisa. Desta maneira por se tratar de uma ciência o profissional Psicólogo reúne competências para realizar avaliações tanto biológicas quanto etéreas, esse profissional atua no estudo da mente humana, identificando os problemas relacionados ao comportamento, orientando e aconselhando, que são modalidades de intervenções psicológicas.
O psiquiatra é o profissional formado em Medicina com especialização em Psiquiatria. Habilitado para lidar com problemas de ordem mental, cabe ao psiquiatra a decisão de prosseguir o tratamento adequado ao paciente que vai procurá-lo, inclusive, se necessário, este profissional pode receitar o uso de medicamentos que interferem no funcionamento do cérebro através de suas substâncias químicas.
O Psiquiatra pode atuar juntamente com o Psicanalista e Psicólogo — seja qual for o grau de gravidade do problema. O encaminhamento para o Psiquiatra pode acontecer através da vontade do próprio paciente, ou por indicação do Psicanalista ou Psicólogo.
A psiquiatria trabalha o lado da doença propriamente dita, buscando soluções que podem ser através de medicamentos, psicoterapia e até ajudar na mudança de alguns hábitos que podem resolver simples problemas de determinados casos. O profissional dessa área é indicado em casos de doenças como Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), depressão, bipolaridade, ansiedade, dependência química, transtornos de personalidade, entre outras patologias que inicialmente podem não parecer, mas estão ligadas à área mental.
A distinção principal que se faz entre o Psicanalista, Psicólogo e o Psiquiatra é a habilitação deste último para a prescrição de tratamento medicamentoso, eis que a psiquiatria trabalha o lado da doença propriamente dita, buscando soluções que podem ser através de medicamentos, psicoterapia e até ajudar na mudança de alguns hábitos que podem resolver simples problemas de determinados casos.
Entender o que cada profissional ligado à saúde mental tem como função é primordial para iniciar a busca pela melhora do seu problema. E lembre-se sempre de que problemas ligados à ordem mental e emocional não devem ser motivo de vergonha!
É sempre indicado procurar um profissional para melhorar a qualidade de vida e a maneira de enxergar a si mesmo e aos outros — seja através de um Psicanalista, Psicólogo ou Psiquiatra.